Leite achocolatado é a melhor coisa que você pode consumir depois do treino!

Se você gosta de leite achocolatado, temos uma boa notícia, você pode bebê-lo ainda mais! Esqueça aquele potão super caro de whey protein ou outros shakes de proteína em geral, leite achocolatado pode ser a melhor coisa que você pode consumir depois do treino!  

Cientistas descobriram que o leite achocolatado - com leite de baixa gordura - contém todos os nutrientes que o seu corpo precisa para se recuperar depois do treino. A proteína do leite ajuda na recuperação muscular, e as calorias substituem as queimadas durante aquela corridinha. 

A descoberta questiona a popularidade dos protein shakes que eram originalmente usados por fisiculturistas e agora são consumidos por todo mundo que quer ficar fortão. Como resultado dessa tendência, a indústria de “proteína esportiva” está bombando, e esse ano apenas, estima-se que estaremos comendo e bebendo mais de 10 bilhões de dólares em barras, bebidas e outros suplementos esportivos! 

Um estudo publicado a um tempo no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício discute os méritos do leite achocolatado sobre outras bebidas pós-treino.

"No estudo, nove ciclistas masculinos pedalaram até que seus músculos ficassem sem energia, depois descansam por 4 horas e pedalaram novamente até a exaustão. Durante o período de descanso os ciclistas beberam leite achocolatado de baixa gordura, Gatorade ou Endurox R4. Durante a segunda rodada de exercícios, os ciclistas que beberam leite achocolatado foram capazes de pedalar 50% mais distante do que os que consumiram Endurox, e a mesma distância dos que consumiram Gatorade." (Artigo

 Suplementos esportivos: um mercado milionário.

Suplementos esportivos: um mercado milionário.

Outras pesquisas apontam para resultados e descobertas similares. De acordo com a Universidade de Cornell, no Reino Unido, o leite achocolatado faz um trabalho tão bom, se não melhor, do que os shakes de proteína. Eles resolveram pesquisar as melhores bebidas pós-exercício depois de observarem atletas comendo em excesso durante a noite para compensar o treino duro do dia.

Eles usaram um programa de computador para desenvolver uma fórmula do melhor produto pós-treino, e combinaram isso com conselhos dos especialistas em nutrição do departamento atlético da universidade.

Durante a pesquisa, os pesquisadores tentaram adicionar Omega 3, um ácido graxo saudável, à bebia mas isso aumentou muito o conteúdo de gordura. Eles também tentaram adicionar mais açúcar, mas constataram que isso poderia causar problemas estomacais em alguns atletas.

Clint Wattenberg, coordenador de nutrição esportiva de Cornel, diz que depois de diversos experimentos eles optaram por utilizar uma garrafa de 227 ml, que é de tamanho similar as oferecidas nos lanches escolares do país.

Screen Shot 2017-06-08 at 09.42.34.png

A versão modificada do leite achocolatado produzida pelos pesquisadores contém 16 gramas de proteína e 230 calorias por cada porção de 227 ml. Uma porção similar comum de leite achocolatado contém 8 gramas de proteína e 160 calorias. 

Wattenberg diz que 20 gramas de proteína são o ideal para a recuperação muscular de um indivíduo de cerca de 63 kg. Um jogador de rugby com cerca de 120 kg, e muito mais massa muscular pode precisar de cerca de 30 a 35 gramas de proteína, que pode ser complementada com barras de chocolate ou outras comidas. 

Wattenberg, um ex lutador de wrestling, disse que “a composição de baixa gordura do leite achocolatado é provavelmente o padrão ideal para uma bebida de recuperação. Nós não precisamos adivinhar a origem do suplemento”.

A bebida, chamada Big Red Refuel, está agora sendo produzida pela Universidade de Cornell e está disponível no campus da universidade.
 

Referências / Para saber mais

Forget sports drinks, CHOCOLATE MILK is best after a workout: Beverage has 'all the nutrients the body needs to recover’

Why Milk Is The Ultimate Post Workout Food
 
An Objective Comparison of Chocolate Milk and Surge Recovery