Motivos pelo qual todo mundo deveria trabalhar em restaurante uma vez na vida

Esqueça serviço militar obrigatório, o que todo mundo deveria fazer uma vez na vida, é serviço ao consumidor. Ao invés de um ano aprendendo a cavar trincheiras e marchar em sincronia, eu recomendo seis meses aprendendo a servir, limpar e colocar o rabinho entre as pernas.


Eu considero o tempo que passei trabalhando para a indústria gastronômica fundamentais na formação da pessoa que sou hoje. Esteja você fritando hambúrgueres ou servindo mesas, você aprende um monte de coisas que pessoas que nunca trabalharam nesse meio sequer podem imaginar. Eu recomendo!

Aqui vão 15 das coisas mais importantes que aprendi durante meus anos de garçom.
 

1. Você aprende sobre a importância do trabalho em equipe

gianthamburger.jpg

Entre anotar pedidos, limpar e preparar mesas para os próximos clientes, entregar os pratos, tentar não encharcar sua roupa de suor e ainda manter um sorriso quando o mundo ao seu redor está em caos, você logo descobre que é impossível fazer tudo sozinho. Trabalho em equipe é essencial. Você precisa contar com outros e os outros contam com você.
 

2. Você faz amigos. De verdade.

Imagine um turno de 12 horas durante um feriado, você moído, pés, costas e joelhos reclamando dos infinitos quilômetros que você corre pra lá e pra cá carregando pratos e bandejas pesadas, restaurante lotado, barulhento, crianças descontroladas trombando em tudo, gente com fome, mal humorada, fila interminável na porta…

friends.jpg

Sabe aqueles filmes americanos de guerra, que focam na camaradaria que os soldados desenvolvem com seus companheiros de tropa depois de duras e intensas batalhas? No restaurante é igualzinho, com a vantagem de que você dificilmente vai adquirir algum tipo de stress pós-traumático.

Mais do que qualquer estágio ou trabalho que já fiz, um restaurante te coloca em contato íntimo com pessoas de todos os cantos e condições sociais. Durante as horas de pouco movimento você passa muito tempo limpando, polindo e contando moscas então surgem dezenas de conversas sobre relações familiares, e problemas da vida. Você aprende a se relacionar com gente muito diferente e a fazer amizades que chegam a durar a vida toda!
 

3. Você aprende a vender

Demorou pra cair a ficha de que eu era muito mais do que uma máquina de anotar pedidos e servir comida. Um garçom é um vendedor. Cabe a ele tentar vender o máximo possível, aumentar sua comissão, deixar o cliente satisfeito, e conseguir uma boa gorjeta por conta do ótimo serviço prestado.

Existe uma infinidade de técnicas de vendas que você aprende e pratica constantemente durante seu trabalho, que você pode depois usar em qualquer situação. Um bom garçom vende gelo pra esquimó e lagosta para um sem teto.
 

4. Você aprende a servir (e manter um sorriso no rosto, mesmo que falso)

10604860964_293ce418a0_k.jpg

Minha gerente dizia que até um macaco pode aprender a servir mesas, mas oferecer uma experiência memorável, essa exige caráter e experiência, e em um restaurante você tem tempo de sobra pra refinar essa arte.

De úteis piadinhas recorrentes, técnicas de memorização (é muito mais rápido lembrar a ordem da mesa toda do que anotar tudo em um bloquinho), servir comidas e bebidas sem derrubar (no chão ou na cabeça dos clientes), à fantástica arte de carregar múltiplos pratos e copos ao mesmo tempo, o restaurante é um escola.
 

5. Você aprende sobre comidas e bebidas (e que o cliente sempre tem razão)

wine.jpg

Qual vinho combina com qual prato, qual o melhor ponto de um certo corte de carne, sobremesas, queijos e afins, prepare-se para se tornar uma enciclopédia gastronômica ambulante. Desse conhecimento depende seu salário e suas gorjetas.

Você também aprende - por bem ou por mau - a secreta arte de lidar de maneira agradável com pessoas desagradáveis. O seu cliente quer picanha com sorvete? É pra já. Quer misturar vinho com coca-cola? Claro porque não. A comida não está boa? Sem problema madame, eu troco na hora! Relevar e esquecer também são ensinamentos que levam tempo para serem aprendidos.
 

6. Você aprender a fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo

busy-waiter.jpg

Meus primeiros meses no restaurante foram um batismo de fogo. Eu, que sempre me achei razoavelmente inteligente não conseguia dar conta de tanta coisa. Pode não parecer, mas trabalhar em um restaurante requer uma grande capacidade de organização mental. Em um mesmo minuto você pode estar tirando um pedido, polindo copos e talheres, mostrando a um cliente onde fica o toalete, esperando a comida de uma certa mesa enquanto explica ao chefe sobre as alergias de outra. Tudo isso sem suar, e mantendo um sorriso.|
 

7. Você aprende a ser eficiente

busy-waiter3.jpg

Depois de alguns dias seguidos trabalhando mais de 10 horas seguidas, o seu corpo vai começar a reclamar. Você logo aprende que o segredo é ser eficiente, ou seja, fazer o máximo possível com o mínimo de suor. Nunca ande de mãos vazias. Vai está atravessando o restaurante de um lado para outro? Sempre há um copo ou um prato sujo para ser tirado de uma mesa.
 

8. Você aprende a ser paciente e tolerante

atendimento-cliente.jpg

Comida é algo muito pessoal. Trabalhando como garçom você vai encontrar todo tipo de gente, com todo tipo de alergia e gostos particulares, e você vai (ter que) aprender a ser paciente e tolerante com as peculiaridades dos seus clientes e colegas.
 

9. Você aprende a arte da diplomacia

De clientes e gerentes, a chefes e colegas de trabalho, você vai aprender que existe muita gente filha da puta por aí. Você vai aprender a conviver com gente cronicamente mal humorada e a conseguir o melhor de cada uma dessas pessoas. Você aprende que muitas vezes é melhor não apontar os erros dos outros e deixar que eles descubram por si, e a escolher suas batalhas com sabedoria. Não vale a pena discutir com o seu chefe a distância ideal dos talheres em relação ao prato, ou se o pote de condimentos deve ficar a direita ou à esquerda da mesa, mesmo que você ache que a sua ideia faz muito mais sentido.
 

10. Você aprende a ter empatia por todo e qualquer ser humano

patience-fishing.jpg

Trabalhar como garçom apenas aumentou o respeito que eu já tinha pelas pessoas que trabalham nesse meio. Eu sempre ponho empenho em ser gentil e agradável, e dar gorjeta. Eu aprendi a ser compreensivo, você entende que quando a comida demora à chegar, ou vem errada, a culpa não é uma única pessoa, mas do restaurante. Eu me sinto desconfortável quando amigos ou colegas de trabalho são rude ou tratam garçons, bartenders e outros de maneira desagradável. Você não faz idéia da quantidade de pessoas criativas, originais e super trabalhadoras que compõe um restaurante.
 

11. Você aprende o valor das gorjetas

tips.jpg

Como diria Cazuza, “migalhas e restos me interessam”. Você aprende a importância de dar gorjetas porque você por muito tempo dependeu dessas migalhas pra complementar o seu baixo salário.
 

12. Você aprende a importância de ser pontual e trabalhar duro como em qualquer outro trabalho

Screen Shot 2017-09-15 at 17.37.22.png

Você vai aprender o quão estressante é ter um dos seus colegas doente, ou de ressaca, ou atrasado porque o alarme não tocou e agora o time está com menos gente. Se alguém faz corpo mole durante o turno você vai sentir, independentemente do cargo dessa pessoa. Você aprende que todo mundo é importante e essencial, da limpeza à cozinha, e vai tentar trabalhar o mais duro possível para que tudo role tranquilo pra todo mundo.
 


13. Você aprende a não se levar tão à sério

Você vai invariavelmente cometer erros que afetam seus clientes e colegas. Você vai esquecer de colocar os pedidos dos clientes no computador, vai descrever os pratos errados e recomendar e servir carne para um vegetariano, vai sentar gente nas mesas erradas, a lista não acaba. As pessoas vão ficar putas com você, e você vai aprender a pedir desculpas e tentar não repetir o erro, mesmo sabendo que você vai errar novamente!
 

14. Você aprende um pouco mais sobre si

A não ser que trabalhar em bares e restaurantes seja sua paixão, as chances são de que em algum momento o peso dessa vida comece a ser sentido nas juntas e na mente e você vai querer fazer algo diferente. Longas horas andando pra cima e pra baixo, carregando peso, na pressão, são essenciais em te ajudar a se conhecer melhor e decidir o que você realmente quer fazer da sua vida.
 

E você, já trabalhou em restaurantes? O que aprendeu? Conhece alguém que se beneficiaria de um tempinho servindo e limpando? Recomende esse artigo!!