Série comidas... do Japão 🍣

Pense arroz, chá verde, feijão e peixe. Agora transforme cada um desses alimentos em pelo menos 10 variedades diferentes de comidas... doces, salgadas, massa, biscoito, sorvete, compota... E por aí vai...

O arroz por exemplo, pode ser misturado com koji (um fungo) e grãos de soja fermentado para produzir-se o miso, ou também virar um docinho chamado mochi, um bolinho liso e aveludado por fora e viscoso e grudento na boca, que ainda pode ser recheado de doce de feijão vermelho (isso mesmo!) entre outras opções como queijo. Esse outro quitute logo abaixo e à direita é um bolinho frito de gergelim com recheio de doce de feijão... Estava bom também!

O chá verde vira matcha ice cream (o chá verde é chamado de matcha po aqui), o famoso sorvete de chá verde, uma das minhas descobertas favoritas por aqui. O chá verde é tão versátil, que pode ser misturado em massas de pão e biscoitos variados, comidas doces e salgadas - tem para todos os gostos.  Nomeie, e nós experimentamos... Não tem como não encontrar algo novo para ser o seu favorito durante toda a viagem... São muitas opções para mergulhar nesse mundo novo, e dá para experimentar de tudo sem gastar uma fortuna. No Japão tem muitos supermercadinhos do 7-Eleven que vendem todos esses itens por um precinho camarada.

Por um mundo com mais sorvete de chá verde, por favor!!!

 Chá verde, chá verde e mais chá verde!

Chá verde, chá verde e mais chá verde!

E os peixes não se resumem só a sushi e sashimi, e ao contrário do que pensava, o salmão (o nosso favorito) não é o mais popular por aqui. O atum "bomba" nos supermercados e restaurantes, e os peixes podem ser curtidos em óleo e sementes de gergelim (vendido como especiaria) ou simplesmente curtido no sal e consumido como bocadito - Murilo amou a especiaria de atum. 

 Murilo e o pé de caquí

Murilo e o pé de caquí

É difícil lembrar de tudo, e independente de ser invernão, encontramos muito caqui, e o caqui é delicioso e Japonês 😑 Quem diria? São inúmeras descobertas e eu abri excessões para tudo. Quisemos experimentar e nos informar ao máximo! O Mú, que tem um paladar mais "convencional" do que o meu também se jogou total, nem que fosse pra dizer "isso aí pra mim não dá!". Foi perfeito, mesmo que os novos gostos e texturas tenham nos deixado um pouco desconfortáveis as vezes.

Tem também o "cachorro quente" dos Japoneses, o macarrão ramen (ラーメン) - o nosso famoso miojo - que tem origem chinesa mas ficou muito popular no Japão depois da Segunda Guerra por ser um prato muito barato. Aqui você encontra miojões elaboradíssimos, com nomes e tipos específicos, que levam em conta a grossura do macarrão, o tipo de óleo, e o "recheio". Existe até um museu interio dedicado ao ramen! A pratada é bruta e sempre rola algum tipo de carne e/ou vegetal num caldinho bem temperado. Os mais famosos aqui são os de miso (pasta feita da fermentação de arroz, cevada e soja com sal), e os que vem com um porquinho (chamado Tonkatsu),  molho de soja e cebolinha em uma tigelona 😋. Se bem procurado você consegue o set de gyoza e macarrão por no máximo ¥800 (o equivalente a US$8.00). 

Em falar neles, que comidinhas maravilhosas são os gyozas e os edamames. Se você nunca provou e é tarado por comida como nós, faça isso logo. A vida fica mais feliz passada chupando grãozinhos de soja de dentro do envelopinho, com uma cerveja japonesa de preferência! Como é bom! Principalmente quando molhado bem de leve no molho de soja. O gyoza de porquinho (o nosso favorito até agora) é um envelopinho feito a base de farinha com recheio no meio, que pode ser só cozido, ou fritinho e cozido. Minha amiga Australiana Jacinta sempre amou essas delícias, mas acho que tive algumas tentativas frustradas antes de finalmente cair de amores por eles. Os meus favoritos são definitivamente os fritos 😋

Outros alimentos fantásticos são os triângulozinhos de arroz enroladinhos na folha de nori (alga deliciosa que vai em volta ou dentro de quase tudo). Elas são ultra famosos aqui no Japão e vem com uma ameixa em conserva no meio, azeda, mais tão azeda, que me água a boca só de lembrar (sempre chupei limão com sal, comi manga verde, tomate verde entre outros azedumes - hummm).

É só estar aqui e se jogar. Escolher um doce "esquisito" ou uma comida que não parece nada com o que você usualmente escolheria pode trazer surpresas maravilhosas para a vida toda. É assim que o meu vício por sorvete de chá verde começou e persiste... É tão famoso nessa parte da Ásia que até a Häagen-Dazs já vende este sabor. Por sorte também encontrei aqui na Coréia do Sul...  Agora é só torcer para continuar encontrando essas delícias pelo caminho 😋