Porque você deve incluir o kimchi na sua dieta!

Kimchi é o prato nacional da Coréia, feito de repolho fermentado com pimentas e outras especiarias. O kimchi é cheio de vitaminas, amino-ácidos, minerais e “bactérias saudáveis” que melhoram e regulam o funcionamento da flora intestinal. Confira aqui porque você já devia estar comendo kimchi!

Kimchi?

Kimchi é um prato típico da Coréia, feito de repolho fermentado (e ocasionalmente acelga) com uma mistura de sal, vinagre, alho, pimentas e outras especiarias. Esses ingredientes são fermentados juntos por dias, em um frasco hermeticamente fechado, e então servido com arroz, macarrão, sopas, pizzas... em tudo! 😂

De cor avermelhada, o kimchi é um prato nacional, servido em praticamente todas as refeições. Os coreanos comem cerca de 20kg por ano, e é realmente uma delícia!

O termo "kimchi" deriva da palavra coreana shimchae, que quer dizer "vegetais salgados". A origem do prato se deu por volta do século 7, quando o frio extremo tornava o cultivo de vegetais praticamente impossível, e era necessário um método de preservação. Inicialmente tudo o que se fazia era salgar o vegetal; Gradualmente foram adicionando pimentas e outros sabores e por volta do século 18, finalmente, a pimenta vermelha, que tornou-se o principal ingrediente do kimchi.

Porque você deve experimentar

Alto Valor Nutricional

 Em alguns restaurantes da Coréia, você pode comer kimchi até explodir!

Em alguns restaurantes da Coréia, você pode comer kimchi até explodir!

O kimchi tem baixa caloria, alto teor de fibras e diversos nutrientes e antioxidantes. Ele é carregado de vitaminas A, B1, B2 e C, e rico em amino-ácidos e minerais como ferro, cálcio e selênio, mas provavelmente seu maior benefício são suas “bactérias saudáveis”, os lactobacilos, que melhoram e regulam o funcionamento da flora intestinal. 


Inúmeros benefícios à saúde...

1. BACTÉRIAS E PROBIÓTICOS QUE FAZEM SUPER BEM

Os lactobacilos provenientes da fermentação natural do kimchi ajudam no processo digestivo. Outro produto secundário da fermentação são os probióticos, que ajudam a combater várias infecções . A couve também é famosa por suas propriedades desintoxicantes, ela ajuda o corpo a eliminar excessos, ajuda na limpeza do intestino e estimula maior absorção de nutrientes pelo corpo. A fibra presente no kimchi também ajuda na estabilização dos movimentos intestinais e previne constipação.


2. REDUZ COLESTEROL

O alho presente no kimchi é rico em alicina e selênio. A alicina ajuda a diminuir os níveis de colesterol, reduzindo o risco de problemas cardíacos como derrames e ataques cardíacos. O selênio protege a parede das artérias ao prevenir o acúmulo de placas, e diminui o risco de doenças como arteriosclerose. Um estudo investigativo confirmou que o consumo regular de kimchi ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL, além de diminuir os níveis de açúcar no sangue. 


3. CORPO E VISTA SAUDÁVEIS

boa-vista.jpg

100g de kimchi contém 18% da dose diária recomendada de vitamina A, considerado-se uma dieta de 2000 calorias. Além de ser um oxidante que ajuda na eliminação de radicais livres que causam câncer, a vitamina A faz muito bem ao organismo - até em estágio embrionário -, e ajuda na manutenção de uma visão clara e saudável.


4. BOM PARA (PROBLEMAS de) PELE E PARA OS CABELOS

cabelo-saudavel

Os benefícios do kimchi podem ser sentidos internamente e vistos externamente. O selênio encontrado no alho mantém a pele e o cabelo saudáveis. O selênio também é parte importante da glutationa, que retarda a formação de melanina, a responsável pela hiper-pigmentação na pele. A longo prazo, o consumo de kimchi também ajuda na prevenção de rugas. À presença de lactobacilos extende os benefícios do kimchi a outra série de problemas de pele como por exemplo a dermatite atópica, e lesões como edemas e hemorragias. Um estudo sobre concluiu que as bactéria saudáveis presentes no kimchi suprimem os efeitos de dermatites induzidas por ácaros e ajudam a reduzir inflamações.


5. AJUDA A PREVINIR UMA SÉRIE DE CÂNCERES

As  propriedades anti-cancerígenas do kimchi também foram validadas cientificamente. O repolho contém  flavonoides, que inibem o crescimento de células cancerosas. Outra substância presente em vegetais crucíferos como o repolho são os glucosinolatos. Glucosinolatos quebram-se e formam isotiocianatos, que são famosos em suas propriedades de inibir o crescimento do câncer.


6. REDUZ O ENVELHECIMENTO

anti-envelhecimento

Já percebeu como os coreanos parecem sempre mais jovens do que sua idade real? Esse é mais um dos benefícios do kimchi! Depois de 2 semanas de fermentação ele está cheio de antioxidantes, que regulam e atenuam o processo inflamatório, e desaceleram o envelhecimento.


7. AJUDA NA PERDA DE PESO

perda-de-peso

150g de kimchi contém apenas 40 calorias, e não é só isso, os lactobacilos do kimchi ajudam na perda de peso porque controlam o apetite e reduzem os níveis de açúcar no sangue. A fibra do kimchi ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo, regulando aquelas comilanças desenfreadas. A capsina encontrada na pimenta do kimchi, acelera o metabolismo e o processamento de carboidratos, também colaborando na perda de peso.


8. PREVINE A OCORRÊNCIA DE ÚLCERA GÁSTRICA

gastrite

O kimchi exerce efeito terapêutico sob a gastrite e úlcera péptica causadas pela bactéria Helicobacter pylori. O consumo de kimchi inibe o crescimento dessa bactéria pois ele contém um microorganismo chamado Leuconostoc mesenteroides, que produz dextrina, uma substância importante para a interrupção do crescimento da H. pylori no organismo.


9. AUMENTA A IMUNIDADE

O kimchi é rico em uma gama de flavonóides e compostos fenólicos. A variedade de ingredientes do kimchi inclui gengibre, alho, e pimentas, que são super protetores famosos por seus benefícios sob o sistema imunológico. Eles ajudam a combater infecções e são valiosos no combate aos sintomas da gripe e resfriados.


10. Ajuda no controle do diabetes

controle-da-diabetes

Um estudo conduzido com dietas de alta gordura em indivíduos com diabetes tipo 2, que consumiram kimchi regularmente, revelou as propriedades anti-diabetes desse prato. O estudo mostrou melhor tolerância a glicose e menores níveis de glicose em jejum, quando o consumo de kimchi é regular. O mesmo estudo também sugere que os efeitos do kimchi  sob o diabetes podem ser maximizados se consumido em uma dieta normal ou de baixa gordura ao invés de uma dieta alta em gordura.   


11. Combate uma série de vírus

Diversos estudos provaram a eficácia do kimchi em curar a gripe do frango e diversas outras doenças que afetam aves.
 

Para saber mais

Clique aqui para saber mais, e aprender a fazer seu próprio kimchi em casa!

fazendo-kimchi