O segredo pra perder peso? Consistência

Se você está desesperado para emagrecer, pode ser difícil resistir às tentações de soluções rápidas e dietas malucas, que prometem fazer aquele pneuzinho desaparecer magicamente. Um novo estudo porém, sugere que esse é exatamente o problema. O segredo para perder peso de verdade - e evitar que ele volte - é emagrecer um pouquinho toda semana, com consistência.


Pesquisadores americanos confirmam o que muitos já suspeitavam: a melhor maneira de emagrecer é consistentemente - e não drasticamente - reduzir o consumo de calorias.

Pode não ser tão na moda quanto um suquinho detox, ou um daqueles shakes milagrosos, mas atacar a perda de peso de maneira gradual se paga à longo prazo, já a maioria das pessoas que perdem muito peso em pouco tempo acabam retornando ao peso original, o famoso “efeito iô iô”.

Como não perder peso...

Como não perder peso...

Durante o estudo, Emily H. Feig e Michael R. Lowe, PhDs da Universidade de Drexel nos Estados Unidos, monitoraram o peso de 183 pessoas que haviam terminado um ano de um programa comportamental de perda de peso. A maioria dos participantes eram mulheres (81%) e brancos (69%). A idade média dos participantes era 51 anos e seu BMI inicial 35  kg/m2.

Os pesquisadores mediram as flutuações de peso dos participantes ao longo do tempo e como isso se relacionava com a perda total de peso ao final do período. Eles descobriram que aqueles que tiveram maior variabilidade de peso durante as primeiras 6 e 12 semanas do programa foram os que menos perderam peso ao longo de um ano. Por exemplo, alguém que perdeu 0.5kg toda semana, por três semanas obteve resultados bem melhores do que alguém que perdeu 3kg em uma semana, colocou 1kg na semana seguinte, e perdeu outro na próxima semana.

A palavra chave é homeostase, a tendência em direção a um equilíbrio estável entre elementos interdependentes. O corpo humano tem vários mecanismos para manter-se em equilíbrio, em termos práticos, isso significa que se você parar de comer de repente, ou tentar perder peso muito rápido, seu metabolismo irá reduzir de forma a queimar menos calorias, é seu corpo tentando manter o peso atual.
 

Consistencia-y-crecimiento.jpg

Consistência: o segredo do sucesso

Seu corpo quer consistência, imagine-o como seu parceiro reclamando, “o que você quer de mim? Você diz que quer perder peso, mas cadê o comprometimento? Um dia você corre 10km, no outro passa 7 dias sentado. Ou passa 5 dias comendo alface e depois se empanturra de chocolate. Até que você resolva o que você quer, eu vou manter esse peso!”.

“Estabelecer hábitos estáveis e repetitivos em relação ao consumo de comida e perda de peso logo no começo de uma dieta é muito importante para manter tais mudanças à longo prazo”, diz Feig.

Os pesquisadores constataram que independente do esforço que as pessoas coloquem para perder peso, dois terços dos que alcançam seu objetivo acabam colocando todo o peso perdido de volta nos próximos três anos.
 

Os perigos do efeito Iô Iô

O estudo feito em Drexel tem limitações, Por exemplo, 81% dos participantes eram mulheres. Mais pesquisa é necessária para determinar se resultados similares seriam encontrados em uma porção mais representativa dos adultos do país. O que sabe-se com certeza é dos potenciais problemas causados por variações bruscas de peso.

Um estudo apresentado durante a American Heart Association's Scientific Sessions sugere que a variação intencional de peso, a chamada “dieta iôiô”, pode aumentar o risco repentino de morte por problemas cardíacos e doenças da coronária em mulheres na menopausa.

perda-de-peso.jpg

Lowe, co-autor do estudo em Drexel diz que “pessoas obesas que tem algum problema de saúde, normalmente tem um problema cardiovascular, e apresentam ampla variação de peso, o que tende apenas a aumentar seus problemas”.
 

Repetir, Repetir, Repetir

Lowe aconselha a escolha “de uma dieta que você possa manter de semana à semana, mesmo que isso signifique perder apenas um pouquinho de peso regularmente".

“A minha melhor recomendação para pacientes, baseado nessa pesquisa, é tentar manter hábitos alimentares similares, dia à dia. Coisas como planejar-se, preparar comida para a semana toda no Domingo, e reduzir a frequência com que se come fora podem ajudar, porque reduzem as chances de escolhermos por impulso o que vamos comer. Criar hábitos saudáveis e comer consistentemente com qualidade pode ajudar a reduzir a variação de peso e contribuir para emagrecimento eficiente, mesmo que a um passo mais lento”, aconselha Feig.

emagrecimento-metabolismo.jpg