O poder dos pensamentos negativos e como evitá-los

Pode parecer óbvio que pensamentos desagradáveis podem afetar negativamente nossas vidas, mas você sabia que nosso cérebro é na verdade feito para focar em estímulos negativos? Mais surpreendente ainda, é que tais pensamentos podem causar danos físicos ao nosso cérebro, que apenas fazem com que quebrar o ciclo de tais pensamentos fique ainda mais difícil, mas não desanime, é possível aprender a fazê-lo e alcançar uma vida mais saudável e equilibrada!


Evoluídos para estressar

A milhares de anos atrás, em algum ponto da nossa evolução, nós éramos basicamente animais selvagens. Era essencial que ficássemos atentos a todo e qualquer perigo à nossa volta, de forma a garantir nossa sobrevivência. Reagir rapidamente a um barulho estranho, como um graveto estralando na floresta, podia ser a diferença entre acordar no dia seguinte, ou virar jantar, então nosso cérebro gradativamente desenvolveu-se de forma a focar em ameaças que poderiam colocar-nos em perigo. Estar alerta e focado nos piores cenários garantiu a sobrevivência de nossos ancestrais.

Rick Hanson, Ph.D, neuropsicólogo, fundador do Instituto Wellspring de Neurociência e Sabedoria Contemplativa, e autor bestseller do New York Times, escreve em seu site que “Estímulos negativos (por exemplo som ou luz alta) produzem mais atividade neural do que estímulos positivos de mesma intensidade. Eles também são percebidos mais fácil e rapidamente. Por exemplo, durante estudos realizados, as pessoas conseguem identificar semblantes bravos mais rapidamente do que expressões de felicidade; mesmo quando tais imagens são exibidas tão rápido (cerca de um décimo de segundo) que os participantes sequer conseguiriam reconhecê-las conscientemente, o nosso sistema límbico de “lutar ou fugir” ainda assim é ativado pelas expressões de braveza”. Hanson descreve o cérebro como “Velcro para experiências negativas, e Teflon para as positivas”.

Enquanto algumas pessoas são inerentemente mais positivas do que outras, é normalmente verdade que “eventos e experiências negativas sāo rapidamente armazenados na memória, diferentemente de eventos e experiências positivas, que precisam de uma dúzia ou mais de segundos para serem transferidos da memória de curto prazo para a memória de longo prazo”, diz ele.

As descobertas de Hanson explicariam por exemplo, a razão de às vezes nos sentirmos aprisionados em incontáveis pensamentos negativos, ou porque comentários rancorosos são tão difíceis de esquecer. Quanto mais os pensamentos de uma pessoa tendem para o lado pessimista e são ruminados - constantemente revividos na cabeça com o foco sempre nos aspectos negativos - mais fácil fica para o cérebro retornar automaticamente tais padrões de pensamento.
 

Problemas de saúde

Isso não é nada bom para nossa saúde. De acordo com um artigo no blog da Psychology Today, ruminar maus pensamentos pode causar dano às estruturas neurais que regulam emoções, memórias e sentimentos.

Nossos cérebros são altamente sintonizados em stress. Mesmo quando o stress e preocupação são hipotéticos, e não decorrem de nada real ou de uma situação presente, a amígdala e o tálamo (que ajuda a comunicação sensorial e motora) são incapazes de diferenciar o estresse hipotético do tipo que precisa ser considerado seriamente. O cortisol - o hormônio do estresse - destrói neurônios no hipocampo, que é responsável por armazenar memórias.

4627527946_813e831700_b.jpg

Além disso, uma vez que o cérebro desenvolveu uma certa forma de pensar, ele naturalmente irá reverter para esse padrão quando armazenar novas memórias. Existe até uma teoria de que nosso cérebro é fisicamente moldado de acordo com o que pensamos e experimentamos. “Neuroplastia baseada em experiência” basicamente significa que os neurônios que são mais ativados tornam-se os mais usados pelo cérebro. A teoria de Hanson é de que “o cérebro toma a forma do que a mente experimenta.”
 

Quebrando o ciclo

Se você tem uma tendência a pensamentos negativos, tudo isso pode parecer desencorajador. É fácil assumir que nós não temos controle sob nossos pensamentos, afinal, eles sempre aparecem do nada, e quando começamos a ruminá-los, é muito difícil quebrar esse ciclo. Eu sou um ruminador profissional e vez por outra até me vejo roendo as unhas quando as idéias ficam muito confusas, então sei bem do que estou falando, você não está sozinho! :-)

Em termos práticos, o que já aconteceu, está no passado, e agora você não pode mais mudar o ocorrido, tire conclusões da experiência, e olhe pra frente. Quando estiver pensando em resultados negativos sobre situações futuras, a mesma coisa, pense sobre potenciais cenários negativos, mas evite colocar muita atenção em tudo o que pode dar errado. E aí vai a boa notícia - e a base da maior parte do trabalho de Hanson, é possível sim, mudar nossos padrōes de pensamentos e até mesmo “condicionar a felicidade” em nossas mentes.

Aqui vão algumas dicas e sugestões simples para resolver esse problema. Tente cada um deles algumas vezes e veja qual funciona melhor pra você!


1. Aprenda a reconhecer seus pensamentos negativos, e mudE o foco de sua atenção

Isso pode ser tão simples como olhar para a parede mais próxima, ouvir uma música, ler alguma piada na Internet, ou qualquer outra coisa que mude sua atenção. Pensamentos ruins são como fogo, devem ser controlados antes que ganhem força!


2. Ocupe completamente a sua cabeça

A maneira mais simples de lidar com padrões de pensamentos negativos é através de atividades que ocupem todo o cérebro. Coisas como um quebra-cabeça, palavras cruzadas ou outra atividade cognitiva que ocupe a mente. Uma bem simples, é imaginar situações que envolvem várias etapas, por exemplo, que você está em um mercado fazendo compras - imagine-se passeando pelos corredores, escolhendo itens, e colocando-os em sua cesta. A idéia é pensar em situações que envolvam pequenos passos e decisões, de forma que sua atenção fixe-se em outra coisa. Essa pra mim é a que funciona melhor! Muitas vezes eu estou puto da vida e simplesmente não consigo sentar e resolver sudoku! :-)


3. Medite!

Meditação é outra ótima maneira de quebrar padrões de pensamento. Limpar a mente e relaxar, é uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua saúde. Meditação regular não apenas a mudar o foco para além de pensamentos negativos, como ajuda a reduzir a perda de células cerebrais.


4. Seja presente

É importante ser presente, e atento a sua situação, e a tudo o que o rodeia. A prática da atenção - mindfulness - é uma visão não julgamental de tudo o que está acontecendo a sua volta, de forma que você possa julgar o que realmente precisa se preocupar, e quais as coisas sob as quais você não tem controle algum. Mindfulness é uma prática ativa, e não acontece da noite para o dia, mas vale a pena pesquisar a respeito e tentar incluí-la em sua vida.


5. Cerque-se de alegria

Finalmente, como regra geral, é sempre bom evitar cercar-se de pessoas que reclamam muito ou sejam negativas, e quando isso acontecer evita dar atenção a tais comentários e entrar na mesma sintonia.

 

O hábito faz o monge

É bem provável que quando você aprender a redirecionar o foco dos seus pensamentos negativos eles irão gradualmente reduzir, ou ao menos encurtar-se. A mente é um músculo que precisa ser exercitado, não se frustre se no início isso for difícil, lembre-se que você está em busca da prática, não da perfeição.

Pode ser que você demore semanas ou mesmo meses para conseguir domar seus pensamentos, mas isso é algo que pode ser aprendido e a ciência está do seu lado!

Imagine a mente como sendo um lago, se o lago está sujo de lama e turbulento, não se vê muito; quando limpo, você pode ver peixes, e talvez até as rochas no fundo. A mente funciona de forma semelhante, se está limpa de pensamentos negativos você pode pensar de maneira mais clara, e tomar melhores decisões, ela não irá drená-lo ou contribuir para o aumento do seu estresse.

lake-mind.png

Se você conhece alguém que costuma regularmente enxergar as coisas da vida de forma negativa compartilhe esse artigo com eles!

Quando você está P da vida, o que costuma fazer pra tentar mudar seu humor??